Sobre o roteamento de cabos
Use a caixa de diálogo Rotear cabos para construir um conjunto de um ou mais cabos para rotear. É possível escolher entre os itens a seguir:
• 
,

,

– Criar novos fios e cabos
• 
– Buscar cabos no design que precisem ser roteados.
• Selecione elementos de cabo roteados parcialmente.
Definir conexões de cabo
Ao utilizar dados lógicos, as caixas De e Até serão preenchidas automaticamente. No entanto, é necessário definir as portas de entrada iniciais (De) e finais (Até) para os fios, cabos e (opcionalmente) condutores ao definir o design do cabo manualmente. Depois que locais iniciais e finais válidos forem definidos, o sistema poderá rotear os fios, cabos e condutores.
Opções de roteamento
Use uma das opções a seguir para determinar como deseja rotear os itens selecionados entre os locais de iniciais e finais.
• Rota simples – Direciona um único segmento para cada fio ou cabo entre os locais iniciais e finais definidos. Insira os locais intermediários mais tarde e use a aba Rotear novamente para definir a trajetória do roteamento.
• Por uma rede – É feito o roteamento automático dos cabos através da rede. Os fios seguem automaticamente o caminho mais curto através da rede.
| É possível interromper o roteamento e usar a aba Rotear rede para criar ou alterar uma rede. |
• Seguir cabo – Direciona os cabos e condutores selecionados ao longo do caminho de um cabo roteado anteriormente. Selecione o Cabo a seguir na janela de gráfico ou árvore modelo ou utilize a caixa de diálogo Ferramenta de busca ( > ). Selecione os locais De e Até no cabo.
• Seguir tubulação – Direciona os cabos e condutores selecionados através da linha de centro da tubulação. Selecione o Tubo a seguir na janela de gráfico ou árvore modelo. Selecione uma extremidade do tubo ou uma porta de encaixe livre como os locais De e Até.
| A tubulação deve ser selecionada antes de selecionar os locais De e Até. |
Ao usar um caminho simples, definem-se as extremidades da porta de entrada dos condutores e são especificados os locais da jaqueta do cabo. Não é possível rotear uma jaqueta do cabo para as portas de entrada. Os locais para a jaqueta do cabo podem estar na rede, locais existentes na montagem de cabeamento ou ser definidos durante a operação enquanto é feito o roteamento.
Como rotear cabos
1. Clique em

. A caixa de diálogo
Rotear cabos se abre.
| Se você usar dados lógicos e tiver componentes não designados na montagem, precisará designá-los antes de a caixa de diálogo abrir. Clique em Não para deixá-los não designados ou clique em Sim para abrir a caixa de diálogo Designador automático. |
2. Siga uma das seguintes etapas:
◦ Clique em

para rotear um novo cabo,

para criar um novo fio ou

para criar um novo cabo chato.
◦ Clique em

para resgatar os cabos da montagem ou de uma referência lógica. A caixa de diálogo
Encontrar cabos se abre. Selecione os cabos e clique em
OK.
| • Para rotear um fio ou cabo, é necessário criar um spool correspondente. • Quando um cabo selecionado contém múltiplos segmentos, você precisa juntá-los antes de o cabo ser adicionado à lista. |
3. Selecione um
Tipo de rota na
lista.
4. Se o cabo e os condutores não tiverem uma referência lógica, clique no coletor ou use o menu de atalhos de clicar com o botão direito na janela de gráfico e selecione De ou Até. É possível selecionar uma porta de entrada, um sistema de coordenadas ou um conector.
| Para rotear um fio para um conector, o conector precisa ser designado. |
5. Clique em Aplicar para rotear o cabo ou condutor. O cabo roteado será removido da lista de cabos.
6. Após concluir o roteamento de fios e cabos, clique em OK.
Dicas para roteamento de cabos
• Para selecionar um sistema de coordenadas não designado, clique com o botão direito na janela de gráfico ou clique na seta ao lado da caixa e selecione Permitir CSYS não designado. Clique em OK para designar a porta de entrada e clique com o botão do meio para usar os parâmetros default.
• Ao usar dados lógicos, abra a caixa de diálogo Rotear cabos e selecione um conector designado para ver a lista de cabos e fios conectados ao conector selecionado.
• Para controlar os locais inicial e final de uma jaqueta do cabo, coloque o cursor sobre a caixa De, clique com o botão direito e escolha Adicionar local. Selecione um local no modelo e repita o processo para definir o local Até.
• Para editar um cabo existente, selecione um cabo na árvore de modelo ou janela de gráfico, clique com o botão direito e clique em

. A caixa de diálogo
Rotear cabos se abre.
• Para deixar um fio não terminado, clique com o botão direito na janela de gráfico ou clique na seta ao lado da caixa Até e selecione Adicionar local para adicionar um novo local ou Permitir localização para selecionar um local existente.
• Para remover um cabo da lista, clique com o botão direito e selecione Remover no menu de atalhos.
• Se o cabo e os condutores não tiverem uma referência lógica, você poderá rotear um condutor como uma blindagem. Clique com o botão direito em um condutor e escolha Rotear como blindagem no menu de atalhos.
Rotear um cabo para seguir um conduto
Ao rotear um cabo seguindo uma tubulação, os cabos e fios seguem a tubulação inteira e podem entrar e sair somente nas extremidades da tubulação. A opção de locais Até é restrita àqueles que podem ser roteados seguindo as linhas de centro da tubulação. O cabo pode mudar de direção nas curvas, encaixes em T e cruzamentos. O comprimento do cabo que segue a linha de centro da tubulação é calculado para ser igual ao comprimento da linha de centro. As porções do cabo não podem ser desenhadas dentro do tubo.
Rotear condutores de cabo individuais
É possível rotear cada condutor do cabo separadamente para conectá-lo a uma porta em um conector, como mostrado na ilustração abaixo. Deve haver um sistema de coordenadas no local de cada porta.
No caso de cabos criados manualmente, finalize os condutores individuais no sistema de coordenadas requerido.
No caso de cabos criados usando dados lógicos, a conectividade é automática. Verifique se cada pino no conector do diagrama esquemático contém uma referência exclusiva de sistema de coordenadas.
Dicas
• Para rotear condutores individuais, é necessário definir o parâmetro NUM_CONDUCTORS com um valor adequado para o respectivo spool de cabo.
• Para o cabo abrir em leque a partir da jaqueta do cabo, ele deve começar e terminar em locais que não são portas de entrada. Isso pode ser feito por meio de roteamento através de uma rede ou ao adicionar locais no momento de rotear o cabo.
• Ao fazer o roteamento automático de cabos, defina a opção de configuração cable_jacket_termination como Network ends*.
Como encontrar cabos
1. Na caixa de diálogo
Rotear cabos, clique em

. A caixa de diálogo
Encontrar cabos se abre.
2. Expanda Opções para exibir as opções de busca.
3. Clique nas caixas de seleção adequadas. Os itens encontrados são listados na seção Itens encontrados da caixa de diálogo Encontrar cabos.
4. Selecione um Tipo de cabo:
◦ Cabos inteiros – Exibe cabos e fios em uma lista sem listar condutores individuais.
◦ Condutores – Exibe condutores de cabo individuais na lista, os fios no cabo.
| Clique na caixa de seleção Incluir cabos ou Incluir cabos chatos para que os tipos de cabo estejam disponíveis. |
5. Selecione os itens para adicionar aos cabos na caixa de diálogo
Rotear cabos, da seção
Itens encontrados, e clique em

.
6. Para remover um item da seção de
items selecionados, clique em

.
7. Clique em OK.