Usando Creo Product Insight com Creo Simulate
Introdução
Você pode usar Creo Product Insight para executar análises nos seguintes tipos de montagens:
Montagens de design que são "instrumentadas" adicionando sensores físicos para que possam ler dados de sensores reais.
Montagens instrumentadas que são criadas a partir de montagens de design existentes sem modificar a montagem original. Montagens instrumentadas podem ser criadas com os seguintes propósitos:
Como um gêmeo digital de produtos que já estão no campo e para os quais você deseja adicionar sensores e dados reais de entrada a partir do campo.
Para produtos inteligentes conectados que já têm sensores como uma peça do design de montagem.
Quando você usa uma montagem instrumentada, é possível adicionar cargas e restrições, mas nenhum outro tipo de objeto. Você pode criar e executar todos os tipos de análises, exceto estudos de sensibilidade e otimização.
Usando Creo Product Insight com Creo Simulate
Com Creo Product Insight, você pode definir e executar análises Creo Simulate usando os passos a seguir:
Use Creo Product Insight para "instrumentar" uma montagem de design existente adicionando sensores físicos medidos para a montagem ou criar uma nova montagem instrumentada a partir de uma montagem de design existente e adicionar sensores a ela.
Configure uma análise em Creo Simulate
Execute a análise de simulação a partir da exgtensão Creo Behavioral Modeling
Crie um elemento de análise para acessar os parâmetros de medida resultantes e veja os resultados usando sensores calculados.
Execute a análise de simulação usando dados de um arquivo .csv. Dados podem ser inseridos na forma de "frações de tempo" - ou seja, o valor de várias quantidades físicas pode ser lido em Creo Simulate, de diferentes sensores físicos para um carimbo de tempo específico.
Fluxo de trabalho - análises em execução em montagens que contenham sensores
A seguir, um fluxo de trabalho típico:
1. Crie uma nova montagem instrumentada usando uma montagem de design existente ou abra uma montagem de design existente no Creo Parametric e execute os passos a seguir:
a. Adicione sensores físicos medidos a quantidades físicas que você deseja medir em pontos específicos na montagem.
b. Crie parâmetros para ler o valor da quantidade física que será inserida a partir de dados reais por meio do sensor.
Por exemplo, você pode adicionar um sensor cujas medidas sejam forçadas em um ponto específico.
Para usar parâmetros de sensor como cargas e restrições em uma análise Creo Simulate, é necessário criar parâmetros de cargas e restrições e vincular esses parâmetros aos sensores físicos em seu modelo.
c. Atribua a quantidade que você deseja medir (usando o sensor) como Quantidade de unidade para esse parâmetro. Por exemplo, para um sensor cujas medidas são forçadas, você deve criar um parâmetro (chamado Load1 por exemplo), com uma Quantidade de unidade de força e unidades de força Newton.
* 
Ao usar relações em uma montagem de design, certifique-se de que o botão esteja selecionado na caixa de diálogo Relações - esta ação garante que relações usem as mesmas unidades definidas para parâmetros e dimensões.
d. Vincule os parâmetros físicos ao sensor. Para isso, execute os passos a seguir:
i. No painel de instrumentos Elemento de sensor, selecione a aba Sensor.
ii. Para um parâmetro, clique no link em Vincular ao modelo e vincule o parâmetro de medida do sensor ao modelo. A caixa de diálogo Adicionar vínculo a é aberta.
iii. Selecione Parâmetro para abrir a caixa de diálogo Selecionar parâmetro.
iv. Selecione Montagem na lista Procurar em. Selecione o parâmetro de sensor criado para medir a quantidade física - por exemplo, Load1 para força.
e. Crie sensores físicos calculadospara medir as quantidades que você deseja calcular para a análise de Creo Simulate - por exemplo criar sensores físicos para medir a tensão Von Mises em um ponto ou deslocamento em um ponto.
2. Abra a montagem instrumentada em Creo Simulate e realize os passos a seguir:
a. Atribua um material ao modelo.
b. Defina cargas em seu modelo. Atribua um parâmetro de sensor criado no Creo Parametric como magnitude da carga — Para uma carga de força, seria um parâmetro de sensor com Quantidade de unidade de força e unidades de força, por exemplo, Load1.
c. Crie restrições em seu modelo. Se você deseja usar uma quantidade física como deslocamento em seu modelo, atribua um parâmetro de sensor que meça o deslocamento em seu modelo. Você deve ter criado um parâmetro com deslocamento de Quantidade de unidade e unidades de deslocamento, por exemplo, cm. Este parâmetro deve ser vinculado ao sensor em seu modelo que mede o deslocamento.
d. Crie medidas em seu modelo para medir as quantidades resultantes na análise. Por exemplo, se a carga usar um parâmetro de força, você poderá criar medidas para tensão e deslocamento em diferentes pontos no seu modelo.
e. Crie uma análise. Feche o Creo Simulate.
f. Use a extensão Creo Behavioral Modeling para executar a análise definida em Creo Simulate.
Clique em Análise > Análise do Simulate. A caixa de diálogo Análise do Creo Simulate é aberta. Selecione a análise criada em Creo Simulate.
g. Execute a análise.
h. Quando a análise estiver concluída, clique em Adicionar elemento na caixa de diálogo Análise do Creo Simulate para criar um elemento de análise na Árvore de modelo. Este elemento de análise contém todas as medidas calculadas quando a análise é executada.
i. Para ver os resultados, use os sensores físicos calculados criados no Creo Parametric.
j. Vincule os parâmetros de sensor calculados para os parâmetros de elemento de análise. Para isso, execute os passos a seguir:
i. No painel de instrumentos Elemento de sensor, selecione a aba Sensor.
ii. Para o sensor que você deseja vincular a um parâmetro, clique no link que diz "NÃO DEFINIDO" em Vincular ao modelo. A caixa de diálogo Adicionar vínculo a é aberta.
iii. Selecione Parâmetro para abrir a caixa de diálogo Selecionar parâmetro.
iv. Selecione Elemento para a lista Procurar em. Selecione os parâmetros de medida calculados a partir do elemento de análise - por exemplo, as medidas de tensão e deslocamento em pontos diferentes no modelo.
3. Use os dados de sensor de um arquivo csv, para variar os valores de parâmetros de um sensor. Para um modelo, você pode selecionar uma fração de tempo determinada (dados disponíveis para um passo de tempo determinado) para variar o valor de uma quantidade em Creo. Para inserir dados, realize os passos a seguir:
a. Clique em Sensor > Ver dados e selecione Executar ou Executar tudo.
b. Observe que sempre que você seleciona uma fração de tempo de dados diferente, é necessário regenerar o modelo para que valores de parâmetros diferentes sejam atribuídos e você possa ver os resultados calculados atualizados para os novos valores de entrada de sensor.
Isto foi útil?