Exemplo: Estudo de transferência térmica conjugada — Simulation Live
O exemplo a seguir demonstra os efeitos de fluido e sólido na transferência térmica em um coletor de escapamento.
Um domínio de fluido interno é criado, como exibido na figura a seguir. Atribua "ar" como material fluido.
1. Domínio de fluido — Ar
2. Domínio de sólido — Aço
3. Fluxo de massa de entrada — 50g/s
A temperatura de entrada é 600 C
4. Pressão de saída — 0 N/m2
Na árvore de modelo, clique com o botão direito no domínio de fluido e selecione "ar" como material fluido. O material do coletor de escapamento é aço. Desta forma, há um domínio de fluido, bem como um domínio de sólido.
Atribua condições de limite de fluxo de massa de 50 g/s a cada uma das entradas do coletor. Atribua uma temperatura de entrada de 600 C a cada entrada.
Atribua uma pressão de saída de 0 N/m
2 à saída. Clique em
Simular para iniciar o estudo de simulação. Na janela de gráfico, é possível ver os resultados para velocidade. A velocidade é maior na saída do que na entrada.
Da mesma forma, mude a quantidade de resultados para "temperatura" e você verá o resultado a seguir, no qual a temperatura é menor na saída.
Nesses dois casos, o domínio de sólido não participa do estudo de simulação.
Para estudar a transferência térmica entre os domínios de sólido e de fluido, é possível executar um estudo de transferência térmica conjugada. Para o mesmo modelo, clique em > e marque a caixa de seleção
Transferência térmica conjugada. Uma interface fluido-sólido é criada. Ela é exibida na árvore de modelo com o ícone

. Contatos unidos são criados automaticamente em cada interface sólido-fluido.
Neste caso, os resultados do estudo podem ser vistos para domínio de sólido, bem como para o de fluido. É possível criar uma consulta de resultados de simulação ou uma sonda de resultados para os domínios de fluido, bem como para os de sólido.
1. Resultados de temperatura para domínio de fluido
2. Resultados de temperatura para domínio de sólido