Personalização avançada > Crie uma nova tarefa do zero para oThingWorx Navigate
  
Crie uma nova tarefa do zero para oThingWorx Navigate
A criação de uma tarefa personalizada requer o conhecimento de pré-requisito mencionado no tópico Antes de personalizar.
Elementos de uma tarefa
Uma tarefa consiste em várias partes básicas:
Mashup — A interface do usuário da tarefa.
Serviços do ThingWorx Navigate — O Java ou script Java que realiza as ações. Os serviços estão em ptc-windchill-OData-connector.
Windchill — A fonte de seus dados.
Serviços REST do Windchill, também conhecidos como WRS.
* 
O ThingWorx Navigate 8.5 apresenta componentes reutilizáveis, que são novos elementos disponíveis para a criação de mashups do ThingWorx. Estes componentes são liberados como BETA com documentação limitada e estão disponíveis para teste. Não é recomendado usá-los em um ambiente de produção.
Versões anteriores do ThingWorx Navigate usavam serviços RestEasy para acessar dados do Windchill. Os serviços RestEasy são serviços legados e serão desabilitados em versões futuras. Este exemplo usa Serviços Rest (WRS) do Windchill baseados em OData e recomenda-se usar o mesmo tipo. Para obter informações sobre como usar WRS e como adicionar serviços personalizados, consulte o tópico de personalização da instalação do Windchill.
Visão global
Vamos usar um exemplo para mostrar como combinar os componentes de uma tarefa em um mashup de trabalho. Este exemplo exibe uma lista de peças do Windchill e seus atributos. Veja como a tarefa ficará:
Recomenda-se planejar a funcionalidade e o layout da tarefa antes de começar. Assim, você saberá como os dados serão apresentados na IU, os painéis necessários para apresentar estes dados e os serviços que serão usados com os painéis.
Muitos pontos finais, como getPart (/ProdMgmt/Parts GET) e createPartinParts (/ProdMgmt/Parts POST), já estão disponíveis nos domínios WRS. Estes serviços serão usados neste exemplo. Se forem necessárias mais informações sobre a criação de serviços, comece com o tópico da Ajuda do ThingWorx: Serviços do Thing. Também é possível encontrar passos para alguns serviços usados comumente no guia do Windchill Extension.
Crie o mashup no ThingWorx Composer
No ThingWorx Composer, crie a interface do usuário para exibir os dados.
1. Crie um novo mashup.
2. Configure o layout do mashup para corresponder à imagem mostrada na introdução.
3. Adicione os widgets necessários.
Configure uma instância do conector OData para comunicar-se com o serviço ProdMgmt
Depois que o mashup é criado, é necessário fornecer a fonte das informações a serem exibidas.
1. Crie uma nova coisa no ThingWorx nomeada Windchill REST Services. Em Base Thing Template selecione ODataConnector.
2. Vá para a aba Configuration da coisa e preencha os URLs base, URLs relativos e URL de conexão. O URL base e o URL relativo juntos formarão o URL completo para conectar-se ao servidor. O URL de conexão é usado para verificar a conectividade entre sistemas. Clique em Save.
3. Crie o formato de dados requerido no ThingWorx. O formato de dados é usado para descrever as peças de dados do seu modelo. Este exemplo exibe atributos, como PartNumber, PartName, PartVersion e PartID. Para representar estes atributos, crie o formato de dados PartList e adicione estas definições de campo.
Identifique o ponto final que fornece uma lista de peças e configure um serviço de rota
Neste passo, adicionaremos os serviços de rota para fazer com que o mashup funcione. Antes de selecionar o ponto final no ThingWorx, é aconselhável entender as relações expostas pelo serviço no modelo de dados da entidade. Abaixo, uma amostra da descrição de tipos, propriedades e relacionamentos expostos pelo serviço no domínio de Gerenciamento de produtos. Conforme mostrado na figura, temos um conjunto de entidades Parts cujo tipo de entidade é Part. Podemos acessar todas as propriedades de Parts acessando esta entidade por meio do caminho definido nos serviços do OData. Veja a documentação do WRS para obter mais detalhes.
1. Faça uma busca pelo ponto final getParts (/ProdMgmt/Parts GET) nas informações de rota. Crie um novo mapa de API selecionando o ponto final getParts.
2. Selecione o formato de dados PartList para mapear os atributos que deseja exibir no mashup.
Chame o serviço a partir do mashup para carregar a lista de peças na grade
Agora que criamos novos serviços de rota, precisamos conectar estes serviços ao mashup. Neste passo, vamos adicionar a fonte de dados e os serviços necessários para que o mashup funcione.
1. Vá para o seu mashup e clique na aba Design.
2. Adicione uma nova fonte de dados clicando em na aba Data.
3. Selecione o serviço getPartList para exibir a lista de peças no mashup. Marque a caixa de seleção Mashup Loaded? para exibir os dados assim que eles forem carregados.
Veja a nova tarefa
1. Clique em View Mashup. A nova tarefa é aberta. Parabéns!
2. Agora, é possível adicionar a tarefa à página de início do ThingWorx Navigate e adaptá-la. Veja o tópico Adicionar uma tarefa personalizada à sua página inicial.