Parâmetros específicos de definição de contorno
Avanços
• CUT_FEED — a velocidade na qual a ferramenta se move para a peça de trabalho. O CUT_FEED default é -1.
• CUT_UNITS — IPM (polegadas por minuto - default), FPM (pés por minuto), MMPM (milímetros por minuto), FPR (pés por revolução), IPR (polegadas por revolução), MMPR (milímetros por revolução).
• ARC_FEED — permite que você controle o avanço do corte ao redor dos arcos. Se definido como um dash (-) (o default), o valor CUT_FEED será usado. Se definido como0, a instrução RAPID será produzida antes da instrução CIRCLE.
• FREE_FEED — a velocidade de avanço usada para percurso de corte rápido (RETRACT_UNITS são usados para as unidades de velocidade rápida de avanço). Se FREE_FEED for definido como 0, o comando RAPID será produzido para o arquivo CL. O default FREE_FEED é um dash (-), caso em que o CUT_FEED é usado.
Parâmetros de corte
• STOCK_ALLOW — a quantidade de matéria-prima deixada após a sequência NC. O default é -1.
• SHAKEAWAY_DIST — definir a distância a ser deixada em cada lado de um ponto de interrupção ou vértice. SHAKEAWAY_DIST é especificado como um valor absoluto nas unidades da peça de trabalho.
• BURN_IN_OFFSET — junto com o parâmetro de ferramenta CUTTER_DIAM, define a trajetória do centro da ferramenta com respeito à geometria desejada. O default é 0.
Ajustando o caminho da ferramenta
Offset = STOCK_ALLOW + BURN_IN_OFFSET + 0.5*CUTTER_DIAM
1. Esboço da seção
2. Caminho da ferramenta
3. Ajuste
• CORNER_LENGTH — defina o tamanho (o comprimento lateral) dos paralelogramos adicionados ao caminho da ferramenta quando a condição de canto é especificada. O default é 0.
• CORNER_ANGLE— para um canto afiado, o ângulo do paralelogramo é igual ao ângulo entre as entidades adjuntas e o valor CORNER_ANGLE é ignorado. No entanto, se você adicionar uma condição de canto entre duas entidades tangentes, o ângulo do paralelogramo será definido pelo parâmetro CORNER_ANGLE. O default é 0.
• CONCAVE_RADIUS — o raio para uma condição de arredondamento de canto em um canto côncavo.
• CONVEX_RADIUS — o raio para uma condição de arredondamento de canto em um canto convexo.
• CHAMFER_DIM — o tamanho de um chanfro para uma condição de canto de chanfro.
Máquina
• COOLANT_OPTION — ON, OFF (default), FLOOD, MIST, TAP ou THRU.
• COOLANT_PRESSURE — NONE (default), LOW, MEDIUM, HIGH.
CIRC_INTERPOLATION
Especifica o formato no qual o caminho da ferramenta ao longo de uma aresta circular é produzido para o arquivo CL. As opções são:
• POINTS_ONLY (default) — use este formato para máquinas que não têm interpolação. A ferramenta se move somente ao longo da aresta, de acordo com o valor de tolerância.
• ARC_ONLY — use este formato para máquinas que têm interpolação circular completa. Somente a instrução CIRCLE e o número mínimo de pontos necessários para pós-processamento são produzidos para o arquivo CL.
• POINTS_&_ARC — use este formato para máquinas que têm interpolação circular incremental. A instrução CIRCLE e o número máximo de pontos de acordo com o valor de tolerância são produzidos para o arquivo CL.
• APT_FORMAT — use-o se o seu pós-processador esperar a instrução CIRCLE esteja no formato APT. O formato default para as instruções CIRCLE na Manufatura é diferente do formato APT (veja a ilustração a seguir).
Formatos de instrução de CÍRCULO
• NUMBER_OF_ARC_PTS — especifique o número de pontos a serem produzidos para o arquivo CL se CIRC_INTERPOLATION estiver definido como ARC_ONLY. O default é 3.
• CUTCOM — controlar a compensação da ferramenta. Não inverta o lado do material se você inverter a direção. As opções são:
◦ ON — ativa a compensação da ferramenta no arquivo CL. A compensação é direita ou esquerda, dependendo de CUT_TYPE e SPINDLE_SENSE.
◦ OFF (o default) — nenhuma compensação de ferramenta é fornecida. As instruções CUTCOM não são produzidas para movimentos de corte.
◦ Entrada/Saída
• APPROACH_DISTANCE — especificar o comprimento do movimentos de aproximação para sequências NC de definição de contorno. O default é 0.
• EXIT_DIST — especificar o comprimento dos movimentos de saída para sequências NC de definição de contorno. O default é 0.
• ENTRY_ANGLE — especificar o ângulo de entrada para um arco líder de entrada linear e o ângulo do arco para um arco líder de entrada radial.
• EXIT_ANGLE — especificar o ângulo de saída para um arco líder de saída e o ângulo do arco para um arco líder de saída radial.
• ENTRY_RADIUS — especificar o raio para um arco líder de entrada radial.
• EXIT_RADIUS — especificar o raio para um arco líder de saída radial.
INTERRUPÇÃO
• CNTR_SHAKEAWAY_DIST — especificar a distância deixada para interrupção em uma sequência NC de definição de contorno.
• BURN_IN_OFFSET— especifique a distância deixada para ajustar o caminho da ferramenta no ponto inicial para perfuração de material.
• DISTANCE_BETWEEN_SHAKEAWAYS — especificar a distância entre os pontos de interrupção para criação automática.
• AUTOSHAKE_TYPE — especificar o tipo para criação automática de pontos de interrupção.
• AUTOSHAKE_COUNT — especificar o número de pontos de interrupção para criação automática.
END_SHRINK
• SHRINK_FIRST — especificar a distância pela qual você pode encolher ou reduzir o comprimento do contorno a partir do primeiro ponto.
• SHRINK_LAST — especificar a distância pela qual você pode encolher ou reduzir o comprimento do contorno a partir do último ponto.