Sobre a inserção de dimensões
Uma dimensão que você cria no modo de desenho é conhecida como uma dimensão guiada. Este tipo de dimensão relata um valor baseado nas referências selecionadas quando a dimensão é criada. Não é possível modificar o valor de uma dimensão guiada, pois seu valor é derivado da posição de suas referências. Você não pode usar uma dimensão guiada para transmitir valores de volta ao modelo, como pode com uma dimensão guia.
Formatos de dimensões adicionadas
As dimensões guiadas são dos seguintes tipos:
Tipo
Descrição
Exemplo
Padrão (novas referências)
Cria uma dimensão com base em uma ou duas referências selecionadas. Dependendo das referências, a dimensão resulta em uma dimensão angular, linear, de raio ou de diâmetro.
Referências comuns
Adiciona dimensões entre um objeto de base comum e um ou mais objetos.
Ordenada
Dimensões ordenadas são dimensões que medem uma distância linear de um objeto identificado como uma baseline.
Ordenada automaticamente
Cria automaticamente dimensões ordenadas em peças e peças de chapa.
Dimensão coordenada
Permite que você atribua uma dimensão x - e y- existente para uma caixa de legenda e líder.
Raio Z
Cria uma dimensão de raio especial de um arco que permite que você posicione um centro "imaginário" que não esteja no mesmo ponto como centro do arco medido. Um jog do tipo Z é adicionado automaticamente à linha de dimensão, indicando que a linha de dimensão foi encurtada.
Dimensões de referência
Todas as dimensões de referência são idênticas às dimensões padrão, exceto que elas possuem notação especial que indica que elas são dimensões de referência. Você pode usar a opção de configuração parenthesize_ref_dim e definir o valor como yes para colocar essas dimensões entre parênteses. Se esta opção estiver definida como no, o texto 'REF" seguirá o valor da dimensão.
As seguintes ilustrações mostram dimensões de referência.
Isto foi útil?