Creo Interactive Surface Design (estilizar) > Superfícies > Sobre a interface do usuário da superfície
Sobre a interface do usuário da superfície
A guia Superfície consiste em comandos, abas e menus de atalho. Clique em Estilo > Superfície para abrir a aba Superfície.
Comandos
Referências
Coletor Cadeias primárias — Exibe as curvas primárias que definem uma superfície.
Coletor — Exibe cadeias secundárias, dependendo do tipo de superfície:
Cadeias internas — Exibe curvas internas para superfícies de limite.
Cadeias cruzadas — Exibe curvas cruzadas para superfícies de varredura.
Opções
Atualizar automaticamente — Atualiza a superfície automaticamente à medida que você a modifica.
Reparametrização — Ativa ou desativa o modo de reparametrização.
Exibir curvas de reparametrização — Exibe curvas de reparametrização.
Exibir conexões com ângulo de saída — Exibe ícones de conexão de superfície para um ângulo de saída.
Exibir como transparente — Exibe uma visualização translúcida ou opaca da superfície modificada.
Exibir alças de estiramento — Exibe as alças de estiramento que definem a intensidade da transição entre as superfícies. Disponível para superfícies loft.
Abas
Referências
Coletor Referências primárias de cadeia — Exibe as curvas primárias que definem uma superfície. Exibe as curvas de trajetória em uma superfície de varredura.
— Move cadeias para cima na lista.
— Move cadeias para baixo na lista.
Detalhes — Abre a caixa de diálogo Cadeia.
Coletor Referências internas de cadeia — Exibe as curvas internas para superfícies de limite.
— Move cadeias para cima na lista.
— Move cadeias para baixo na lista.
Detalhes — Abre a caixa de diálogo Cadeia.
Coletor Referências de cadeia cruzadas — Exibe os perfis de varredura de seção cruzada para superfícies de varredura.
— Move cadeias para cima na lista.
— Move cadeias para baixo na lista.
Detalhes — Abre a caixa de diálogo Cadeia.
Restrições
Exibe as conexões que podem ser totalmente definidas na definição da superfície atual. Conexões que são guiadas por superfícies líderes adjacentes não são exibidas. Os itens nessa aba não podem ser editados no modo de reparametrização.
Tabela de conexão
Conexão — Lista as conexões da superfície por número.
Condição — Seleciona o tipo de conexão para cada conexão.
Referência de conexão — Coleta a referência de superfície ou plano para a conexão selecionada.
— Inverte a conexão:
Conexões G0, G1, G2 e G3 — Muda entre a superfície seguidora e a superfície líder, fazendo com que a líder seja a seguidora e a seguidora seja a líder.
Conexões normais — Inverte a direção normal.
Valor de estiramento — Define o coeficiente de estiramento que define a intensidade da transição entre as superfícies para a conexão selecionada. Disponível para superfícies loft.
— Expõe o valor do parâmetro de estiramento para que ele esteja disponível para edição fora do ambiente de estilo.
Fora do estilo, o coeficiente de estiramento exposto pode ser mudado usando Editar dimensões, ou pode ser guiado por uma relação.
Caixa de seleção Exibir alças de estiramento — Exibe as alças de estiramento que definem a intensidade da transição entre as superfícies. Disponível para superfícies loft.
Parametrização
Os itens nesta aba estão disponíveis somente quando você entrar no modo de reparametrização.
Reparametrização - Lista de curvas — Exibe as curvas de reparametrização criadas.
Reparametrização - Ponto móvel — Coloca pontos móveis de curva de reparametrização. As opções são sensíveis ao contexto de acordo com o Tipo de restrição que você selecionar.
Tipo — Define um tipo de ponto móvel.
Razão do comprimento — Coloca um ponto móvel na razão da distância entre os pontos finais da curva.
Comprimento — Coloca um ponto móvel na curva em uma distância especificada do ponto final da curva.
Ajustar a partir do plano — Coloca um ponto móvel em um ajuste de distância especificado de um plano selecionado.
Travar no ponto de datum — Coloca um ponto móvel em um ponto de datum.
Valor — Define o valor de colocação de ponto móvel com base no tipo de ponto móvel.
Referência — Exibe uma referência de colocação de ponto móvel.
Opções
Varrer
Caixa de seleção Radial — Rotaciona seções cruzadas radialmente ao longo da curvas guia.
Caixa de seleção Uniforme — Dimensiona seções cruzadas de maneira uniforme ao longo da curvas guia para preservar proporções.
Exibição
Caixa de seleção Exibir superfícies adjacentes recortadas — Exibe superfícies adjacentes como superfícies recortadas.
Retângulo recortado
Caixa de seleção Usar para 3 e 4 limites — Torna a superfície de limite de 3 ou 4 lados em uma superfície de retângulo recortada.
Controle de qualidade da forma
Suave — Torna a superfície mais suave para superfícies com três ou quatro limites quando a caixa de seleção Usar para 3 e 4 limites está marcada ou para superfícies com cinco ou mais limites.
Superfície loft
Caixa de seleçãoTornar periódica — Torna a superfície loft uma superfície periódica fechada. Não disponível quando Reparametrização está selecionado.
Menu de atalho
Clique com botão direito na janela de gráficos quando a aba Superfície estiver aberta para acessar os comandos do menu de atalho:
Coletor primário — Ativa o coletor Primário.
Coletor interno — Ativa o coletor Interno para superfícies de limite.
Coletor cruzado — Ativa o coletor Cruzado para superfícies de varredura.
Desativar coletor – Desativa o coletor que está ativo no momento.
Esvaziar — Esvazia o coletor ativo.
Reparametrização — Ativa o modo de reparametrização.
Superfície periódica — Torna a superfície loft uma superfície periódica fechada.
Curva – Será aberta a aba Curva.
Superfície – Será aberta a aba Superfície.
Editar definição — Abre a aba apropriada Edição de curva ou Edição de superfície.
Orientação padrão — Define as vistas para sua posição padrão.
Orientação do plano ativo — exibe o modelo com o plano de datum ativo paralelo à tela.
Definir plano ativo — define o plano de datum atual como o plano ativo para a criação da geometria.
Exibir todas as vistas — exibe todas as quatro vistas do modelo.
Exibir somente — Oculta a exibição de todas as entidades de estilo, exceto as entidades selecionadas.
Exibir tudo — exibe todos os elementos anteriormente ocultos ou as entidades de estilo.
Quando o modo de reparametrização estiver ativo, clique com botão direito em uma superfície para acessar os comandos do menu de atalho:
Adicionar curva de parametrização U — Adiciona uma curva de reparametrização na direção u no ponto selecionado.
Adicionar curva de parametrização V — Adiciona uma curva de reparametrização na direção v no ponto selecionado.
Adicione curvas de parametrização U parte a parte — Adiciona curvas de reparametrização na direção U que conectam cada parte em um limite com a parte correspondente no limite oposto.
Adicione curvas de parametrização V parte a parte — Adiciona curvas de reparametrização na direção V que conectam cada parte em um limite com a parte correspondente no limite oposto.
Quando o modo de reparametrização está ativo, clique com botão direito em um limite para acessar os comandos do menu de atalho:
Adicione curvas de parametrização parte a parte — Cria curvas de reparametrização que conectam todas as partes do limite selecionado com as partes correspondentes no limite oposto.
Isto foi útil?