Manufatura > Interface do usuário de manufatura > Sobre a interface do usuário do Creo NC
Sobre a interface do usuário do Creo NC
A interface de usuário do Creo NC é baseada na faixa de opções e consiste em abas com grupos de comandos usados com frequência organizados em uma sequência lógica. A área de excesso do grupo contém comandos adicionais que não são usados com frequência. É possível minimizar ou maximizar a exibição da faixa de opções ao clicar duas vezes em uma aba ou ao clicar duas vezes na faixa de opções e, em seguida, clicar em minimizar a faixa de opções no menu de atalho.
Os comandos nessas guias oferecem orientação sobre a configuração de elementos em um processo de manufatura, bem como permite a conclusão sistemática das tarefas. Por exemplo, é possível usar os comandos na aba NC para configurar os itens do banco de dados de manufatura, tais como células de trabalho, ferramentas e suportes fixadores. Depois que o banco de dados for configurado, pode-se criar sequências NC de fresamento e torneamento para calcular e exibir caminhos da ferramenta.
Essas abas também contêm comandos que ajudam a identificar a validade de determinadas tarefas ou passos. Por exemplo, quando estiver criando uma sequência NC, o comando Reproduzir caminho é ativado somente quando todas as referências para cálculo do caminho da ferramenta estejam completamente definidas. Outro fator dessa interface de usuário é que ao omitir a especificação de parâmetros obrigatórios, o sistema os indica adequadamente.
* 
Também é possível executar determinadas tarefas de manufatura usando o gerenciador de menu anterior.
Abas básicas
As seguintes abas básicas da faixa de opções sempre estão disponíveis com a interface de usuário NC:
Manufatura — Permite a execução de ações padrão do Setup NC.
Modelo
Análise
Anotação
Renderizar
Ferramentas
Aplicativos— Permite alternar entre NC, Expert Machinist e processo para NC.
Abas relacionadas ao NC
As abas a seguir são necessárias para NC e sua disponibilidade é baseada na operação ativa atual e na máquina-ferramenta ou centro de trabalho aos quais fizer referência. É possível ter apenas uma operação ativa por vez.
Fresamento– Disponível quando a operação ativa fizer referência a um centro de trabalho de fresamento ou Fresamento-torneamento.
Torneamento– Disponível quando a operação ativa fizer referência a um centro de trabalho de Fresamento-torneamento ou Torno.
Eletroerosão a fio— Disponível quando a operação ativa fizer referência a um centro de trabalho de Eletroerosão a fio.
A tabela a seguir mostra as abas disponíveis para uma operação ativa e o tipo de máquina-ferramenta a qual a operação faz referência:
Abas
Máquina-ferramenta ou operação
Manufatura
Fresamento
Torneamento
Eletroerosão a fio
Modelo
Anotar
Renderizar
Ferramentas
Analisar
Visualizar
Nenhuma operação
S
S
S
S
S
S
S
Fresamento (3, 4 e 5 eixos)
S
S
S
S
S
S
S
S
Torno (1 e 2 revólveres)
S
S
S
S
S
S
S
S
Torno (1 e 2 revólveres) com cabeça de fresamento
S
S
S
S
S
S
S
S
S
Eletroerosão a fio (2 e 4 eixos)
S
S
S
S
S
S
S
S
Gerenciador de menu
Algumas tarefas NC ainda são realizadas usando os menus em cascata do gerenciador de menu. Esses menus usam sinais de verificação para escolher uma opção; mais de uma opção pode ser selecionada por vez. Quando escolher Concluído em determinado menu, o sistema chamará a interface de usuário apropriada para cada opção selecionada de forma sequencial.
Se alguma seleção for necessária em um ponto específico, o sinal de verificação será automaticamente ativado. Por exemplo, ao configurar uma sequência NC de trajetória personalizada de 3 eixos, a opção Parâmetros terá um sinal de verificação ao seu lado. Também é possível ativar outros sinais de verificação (por exemplo, para especificar os pontos inicial e final), mas não é necessário fazer isso. Da mesma forma, ao iniciar primeiiro com a definição da sequência NC, haverá um sinal de marcação na opção Ferramenta. Para a próxima sequência NC, no entanto, a opção Ferramenta não terá um sinal de verificação ao lado (desde que a ferramenta anterior seja aplicável). Ative-a somente se desejar especificar outra ferramenta.
Barra de ferramentas de gráficos
A barra de ferramentas de gráficos contém atalhos para comandos usados com frequência. É possível usar Filtros de exibição da geometria de manufatura na barra de ferramentas de gráficos para definir os filtros de exibição a seguir para a geometria de manufatura:
Exibição da janela de fresamento
Exibição do volume de fresamento
Exibição da superfície de fresamento
Exibição do perfil de torneamento
Exibição do envelope de torneamento
Exibição de limite de material
Clique com o botão direito na barra de ferramentas de gráficos e marque a caixa de seleção Filtros de exibição da geometria de manufatura para incluir esse comando na barra de ferramentas.
Isto foi útil?