A caixa de diálogo Fresamento de face
A seção Método de usinagem da caixa de diálogo Faceamento contém as seguintes opções.
Modo de usinagem
• Desbaste - vire a matéria-prima e deixe-a de acordo com o valor Desbastar até.
• Acabamento - dê o acabamento com fresa das superfícies do modelo de referência. Quando você seleciona esta opção, pode usar o botão Passadas de acabamento para configurar o número de passadas de acabamento e os incrementos de profundidade.
Movimento de corte
Essas opções definem a direção do corte:
• Uma direção - a ferramenta corta somente em uma direção. No final de cada corte, a ferramenta retorna ao lado oposto, para iniciar o próximo corte na mesma direção.
• Para frente e para trás - a ferramenta usina continuamente o elemento de face, movendo-se para frente e para trás. Ao final de uma passada, ela se retrai e move-se para o começo da próxima passada, a menos que a opção Inverter múltiplas passadas esteja selecionada.
• Espiral - gera um caminho de corte em espiral.
Estas opções definem onde o material estará relacionado à rotação da ferramenta:
• Fresa concordante - a ferramenta está à esquerda do material (pressupondo a rotação da ponta de eixo em sentido horário).
• Convencional - a ferramenta está à direita do material (pressupondo a rotação da ponta de eixo em sentido horário).
Ângulo de corte - define o ângulo entre a direção de corte e o eixo x do sistema de coordenadas do Programa zero para os tipos de movimentações de corte Uma direção e Para frente e para trás. O padrão é 0, o que significa que a ferramenta corta paralelamente ao eixo x do sistema de coordenadas do Programa zero. Para mudar a direção do corte, digite o novo valor na caixa de texto Ângulo de corte.
Movimento entre cortes
Estas opções descrevem a maneira que a ferramenta faz as conexões horizontais entre os movimentos de corte:
• Afastar peça- a ferramenta esvazia as paredes trabalháveis quando sai e insere o material em cada corte.
• Permanecer no corte - a ferramenta permanece ocupada com o material entre os cortes.
• Esvaziar peça no último corte - se Permanecer no corte estiver selecionada, esta opção fará com que a ferramenta esvazie a peça no corte final de cada passada.
Estas opções descrevem se a ferramenta se retrai ao conectar-se aos movimentos de corte:
• Permanecer para baixo - a ferramenta não se retrai entre os movimentos de corte.
• Retrair - a ferramenta se retrai no final de um movimento de corte e vai para o começo do próximo movimento de corte na altura da retração (conforme definido pela aba Distância da caixa de diálogo Propriedades do caminho da ferramenta).
O botão Propriedades do caminho da ferramenta abre a caixa de diálogo Propriedades do caminho da ferramenta, que fornece acesso ao controle de nível inferior do caminho de ferramenta, como instruções de ponta de eixo e de líquido refrigerante, velocidades, feeds, distâncias, entrada/saída e opções de controle de corte.
A seção Opções da caixa de diálogo Faceamento contém as seguintes opções:
• Inverter múltiplas passadas - se Para frente e para trás estiver selecionada, esta opção irá inverter o ângulo de corte em passadas sucessivas. Use esta opção para realizar usinagem contínua, para frente e para trás, entre passadas.
• Usar ajuste do suporte fixador - permite que você armazene o ajuste de transformação do suporte fixador em um registro em sua máquina. Digite o valor do registro de ajuste do suporte fixador na caixa de texto à direita. Se você usar esta opção, a saída NC conterá as instruções SET/OFSETL.